BMW acelera desenvolvimento do Série 8… com M8 de 620 cv!
A BMW está em fase acelerada de desenvolvimento das diversas variantes do seu futuro grande "coupé", com que pretende fazer frente ao Mercedes Classe S Coupe e que, parece finalmente decidido, recuperará a designação Série 8. Já tinham sido avistados vários protótipos em testes, tanto na versão fechada como enquanto descapotável, mas agora a novidade são os primeiros testes do que será a variante mais desportiva, um M8 que já acelera no tenebroso "Inferno Verde" do Nürburgring!
É, contudo, certo que o Série 8 vai ter uma versão M que irá, aliás, servir de base para o carro de competição com que a BMW vai regressar, pela porta grande, ao Mundial de Resistência e às 24 Horas de Le Mans, tendo o português António Félix da Costa como um dos pilotos oficiais! A mecânica será a mesma do novo M5 que deverá ser lançado ainda este ano, ou seja um motor V8 turbo de 4,4 litros a debitar à volta de 620 cv. Terá tracção integral pelo sistema BMW xDrive e deverá contar com o mesmo "drift mode" já anunciado para o Série 5 e que envia quase toda a potência para o eixo traseiro.
Nas fotos que mostramos dos vários protótipos em testes realça-se, contudo, a fabulosa presença do Série 8 em estrada, claramente maior que o actual "coupé" Série 6. Mais largo e baixo, provavelmente também mais comprido, ganhou um ar mais agressivo, com o longo "capot" a contrastar com um aparentemente curto habitáculo e cavas das rodas proeminentes a dar-lhe um ar muito musculado. Na dianteira, a grelha em forma de duplo rim – a "assinatura" da BMW – tem dimensões XXL, como vem sendo norma nos mais recentes modelos da marca.
O BMW Série 8 será lançado em 2018, mas o M8 só deverá aparecer em 2019, pouco depois da versão Cabrio que também já está em testes. Como seria de esperar, terá capota em lona e não tecto rígido-retráctil em aço. Porque, ao contrário do que possa parecer, é a opção em lona que transmite maior elegância a um Grande Turismo – por alguma coisa marcas como a Rolls-Royce ou a Bentley continuam a usar capotas em lona nos seus descapotáveis –, em especial pela qualidade que já atingiram, a nível de insonorização e isolamento térmico.
Falta ainda perceber o que sucederá, nesta "restruturação" da gama da BMW, com o aparecimento do Série 8, ao "coupé" Série 6. Há quem diga que se transformará num "coupé" ligeiramente mais pequeno, desportivo e ágil, com a tarefa de fazer frente ao Porsche 911. Mas também se diz que a Série 6 passará a ser um outro tipo de veículos, mais familiares e práticos, herdando o Série 5 GT mas com um desenho mais consensual.